tudo na vida passa...


feng shui

O Feng Shui é uma ciência milenar chinesa que estuda a energia ambiental emanada pelo conjunto de seres e forças presentes no Universo.

O Feng Shui foi desenvolvido pelos Chineses através da observação, ao longo de séculos, dos efeitos das forças do Universo sobre os seres humanos. Os Chineses aprenderam, então, a harmonizar o homem com a Natureza, seu tempo e espaço.

Feng Shui é a arte do equilíbrio entre o Yin e Yang.

Equilibrar as duas forças opostas que a tudo e a todos regem, é viver em harmonia com o Todo em ação.

O Universo está em evolução e nessa jornada, há um constante balanço da balança das duas forças opostas.

Precisamos estar em harmonia, e para que isso aconteça é importante sabermos como as forças fluem.

Nós somos parte do Universo.

A energia do ambiente, identifica qual é a energia das pessoas.

Descobrir como está a vibração energética do ambiente, é sobretudo, descobrir-se!

O caminho para a transformação ambiental está diretamente ligado ao autoconhecimento e esforço na evolução individual!


TRABALHO- é a área do trabalho, mas também do cotidiano das pessoas. O seu elemento é a água e a cor o azul- escuro ou preto. Nesse setor, você deve ativar o movimento, com fotos ou quadros de mar com ondas calmas ou de rios com águas tranqüilas. Uma fonte também pode ajudar esse fluir.

ESPIRTUALIDADE- a espiritualidade e o conhecimento por meio do intelecto pertencem a esse setor. Seu elemento é a terra e para ativá-lo use a cor azul, verde ou prata em tecidos, almofadas, molduras. Objetos que simbolizem a espiritualidade ou a busca interior, como os livros, também podem estar presentes.

FAMÍLIA- é o setor da família, mas também de tudo o que herdamos dela, como nossas características genéticas. Por isso, é igualmente considerada a área da saúde. Objetos que ganhamos de herança podem ser colocados aqui, plantas e móveis de madeira, pois esse guá corresponde á primavera. A cor desse canto é o verde.

PROSPERIDADE- as formas arredondadas, que lembram moedas, e as cores azul, violeta e vermelho pertencem a esse canto. É o lugar ideal para vasos com plantas de folhas arredondadas, como a violeta, e objetos dourados. Ametistas, aquários, fontes ou rosas vermelhas também são excelentes. O elemento é a madeira.

SUCESSO- abrange não só o sucesso mas todo o que for relacionado com a auto- realização em todos os níveis- pessoal, profissional, emocional e espiritual. A cor vermelha e o fogo representam essa área. Objetos pontudos ou triangulares, como pirâmides, podem ficar aqui. Os animais em geral também integram essa área e aparecem no couro e na lã ou em imagens e quadros.

RELACIONAMENTOS- uma área bem feminina, dominada pôr vermelho, rosa e branco e pelo elemento terra. Objetos pares (só um par) devem ser colocados aqui. Luzes e velas também podem ativar o canto, que trata dos relacionamentos amorosos e de profissionais (como os de sócios). Fotografia do casal num momento de felicidade ou estatuetas de amantes ficam bem.

CRIATIVIDADE- os filhos e crianças estão incluídos nessa área, por isso objetos engraçados e brinquedos podem estar pôr aqui. O branco e o metal dominam. É o melhor lugar para o aparelho de som e a TV.

AMIGOS- imagens de anjos ou santos estão nesse canto. Fotos de amigos queridos ou de alguém de quem você quer se aproximar devem ser colocados aqui. O branco, o cinza e o preto ficam bem em molduras ou tecidos. Seu elemento é o metal.

CENTRO DE TAI CH’I- relacionado ao elemento terra e á cor amarela. No centro se dá o equilíbrio das forças e a estabilidade. Objetos de cerâmica em tons de terra ou amarelos são ideais. O tai ch’i também está relacionado à saúde, no sentido de bem- estar e integração física e psicológica.

AS NOVE CURAS

As curas empregadas pelo mestre Lin Yun partem do princípio de que o ch’i, ou energia primordial, precisa fluir adequadamente em todas as áreas. Para isso, utiliza expedientes para ativá-lo. São elementos que podem ser usados para desmanchar a energia sha (negativa) em todos os cantos da casa. São eles:

Objetos luminosos ou reflexos: espelhos, bolas de cristal, prismas, luzes
Sons: sinos de vento
Elementos vivos: plantas, flores, aquários
Água: fontes
Objetos móveis: móbiles, cata- ventos, pião, fontes
Animais: quando saudáveis, geram bom ch’i
Objetos de arte: harmônicos e com temas relaxantes
Objetos sólidos: esculturas ou pedras estabilizam um setor
Aparelhos elétricos: muito estimulantes, mas devem ficar longe da cama
Flautas de bambu: corrigem vigas e desníveis do teto
Cores: equilibram o ch’i, se escolhidas de acordo com os setores

AS TRÊS BÊNÇÃOS

Depois de aplicado o bágua e colocados os objetos de cura, é precioso interligá-los, mediante mantras, mudras e intenções, para que tenham efeito.

Mantras- são frases sagradas repetidas. O mantra mais usado no Tibete é “Om Mani Padme Hum” ou “Ó jóia preciosa de lótus”.

Mudras- são gestos rituais. O mais comum, o mandra do coração, une os dois polegares, com a mão esquerda por baixo e a direita pôr cima, simbolizando Céu e Terra. Pode ser substituído pela posição das mãos em prece.

Intenção- a bênção deve ser feita com intenção clara e bem expressa, mesmo se for apenas em pensamento.

APLICAÇÃO DO BA-GUÁ E CURAS DA CASA

Conheça as questões mais comuns de quem aplica o Feng Shui em casa.

1-Como aplicar corretamente o ba-guá em construções irregulares? Ele pode ser aplicado sobre ambientes ou plantas retangulares, basta esticar a figura: a partir do centro, divida o ambiente em oito partes, delimitando as áreas ou guás. Lembre-se de alinhar a área trabalho á porta de entrada. Chineses de várias escolas que aplicam essa técnica usam esse recurso. A figura perde a simetria perfeita, as áreas prosperidade, relacionamentos, espiritualidade e amigos aumentam, mas isso não significa que os guás família, sucesso, criatividade e carreira fiquem prejudicados ou recebam menos energia (isso só acontece quando existe uma área faltante, isto é, quando uma planta não preenche o guá).

2- Ao aplicar o ba-guá na planta de um apartamento, percebe-se que alguns cantos não existem. O que fazer? Se a planta for retangular, siga a orientação da resposta acima, caso contrário, alinhe o ba-guá á porta de entrada e trace uma linha imaginária para completar a área que falta no desenho da planta. Dessa forma, você fica sabendo qual é a área faltante. Na ilustração abaixo, pôr exemplo, falta metade do canto trabalho o guá amigos quase inteiro.

3- Como ativar os cantos do ba-guá não existentes na planta da casa? Algumas curas são indicadas. Se isso acontecer em áreas externas, uma cerca viva no jardim, pôr exemplo, completa esse canto. Já dentro da casa ou nos apartamentos, coloca-se um grande espelho na parede vizinha ao guá que falta . A idéia é “empurrar” a parede, ampliando o canto que falta.

4- Para os seguidores do Feng Shui, banheiro é sempre problema, pois a energia vital, o ch’i, é sugada pelo vaso sanitário. Como manter a energia que ao dar descarga o ch’i da pessoa também conheça algumas curas:

Toda vez que der descarga, abaixe a tampa do vaso.
Mantenha a porta do banheiro sempre fechada.
Pinte uma bolinha vermelha no teto em cima do vaso.
Coloque yus, bowls de vidro com água, plantas e nove cristais de quartzo na cor correspondente ao guá para transmutar energia.
Use vasos com terra e plantas sadias.

 


AS CORES NO FENG SHUI



A cor é o principal instrumento utilizado pelo Feng Shui na busca de equilíbrio e harmonia em um ambiente. Cada cor é relacionada a um dos cinco elementos do Feng Shui (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) e proporciona sentimentos e emoções diferentes.
É importante compreender as características de cada cor para aplicá-la corretamente. Além disso, as cores podem ter tanto significados positivos quanto negativos, dependendo de sua intensidade, local e forma de aplicação no ambiente.

Vermelho: é relacionado ao elemento fogo, ao verão. É a cor do sangue e por isso também está relacionado à vida e à força e energia vital máxima. Esta é uma cor Yang e por isso, o ideal é que seja utilizada em ambientes que tenham como objectivo a interação entre pessoas como a sala de estar, a sala de TV, ou mesmo a sala de jantar.

Não é recomendado o uso de vermelho: 
Na casa de banho: Além deste ser um local Yin por natureza, é ligado ao elemento água; 
Na cozinha: este ambiente já é muito Yang, a colocação da cor vermelha pode causar desequilíbrios;
Nos quartos: o objetivo deste local é promover tranqüilidade e repouso, por isso o ideal é o uso de cores suaves. 

Amarelo: Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang. O amarelo representa a luz do Sol e o brilho do ouro. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação.
A cor amarela, assim como a vermelha, deve ser utilizada em ambientes Yang como a sala de TV. Também é necessário evitar seu uso em banheiros e quartos. Já na cozinha o amarelo pode ser utilizado em detalhes ou em uma das paredes.

Laranja: A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang e segue as recomendações feitas para o uso da cor amarela.
A diferença é que o laranja, com o devido cuidado, pode ser aplicado nos quartos, principalmente de adultos e de preferência na parede atrás da cama.

Azul: A cor azul está relacionada ao elemento água e nos remete a natureza, seja no céu ou no mar. O azul, quando usado de forma regrada, nos proporciona tranquilidade, porém, usado em demasia pode favorecer a introspecção e isolamento.
Deve-se usar o azul em ambientes que visem descanso e tranqüilidade, como quartos e sala de meditação.
De forma geral, não é recomendado o uso de azul em: 
 
Salas de estar, de TV e de jantar: a cor azul é Yin e não propicia ou facilita a comunicação e a interação entre pessoas, por isso não é recomendado o seu uso em ambiente Yang, como os citados; 

Cozinha: este ambiente é Yang e relacionado ao elemento fogo, assim o uso de azul pode significar a redução do "fogo", ou seja, a diminuição da energia vital do ambiente, da casa e de seus moradores 

Preto: A cor preta relaciona-se ao elemento água e é o símbolo do máximo Yin. Por isso mesmo, seu uso em paredes não é recomendado para ambientes internos

Verde: O verde é ligado ao elemento madeira e à primavera. Representam o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. A cor verde pode ser utilizada com bastante liberdade em todos os ambientes da casa, independente de sua função. Neste caso, deve-se apenas tomar cuidado para colocar tons suaves de verde nos ambientes como quarto e cozinha, podendo nas salas utilizar tons mais brilhantes.
É relacionada ao elemento metal e nos remete a pureza, limpeza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades, assim como uma tela em branco que espera ser pintada.

Branco: A cor branca pode ser utilizada com total liberdade em toda a casa, tanto externamente como nos ambientes internos. Essa é a cor escolhida pela maioria das pessoas tanto para ambientes residenciais como profissionais.
O único detalhe que deve ser observado é a procura pela utilização da cor branca sem brilho em ambientes Yin (quarto, banheiro, etc.) e com brilho em ambientes Yang (sala TV, cozinha...)

 



 

BA-GUÁ


 

O Ba-guá é uma forma geométrica que é a base do Feng Shui. Ela tem oito lados, cada um representando um aspecto ou área de interesse da vida da pessoa que o estuda e aplica. Essa figura pode ser aplicada em um terreno, em um cômodo, em uma casa ou apartamento inteiro, etc. Cada um desses lados tem uma significação e uma maneira de equilibrá-lo em relação aos outros, otimizando, assim, todos os aspectos de sua vida. 
 
 
O Ba-guá na sua casa

Você pode aplicar o Ba-guá em sua casa inteira ou em apenas um cômodo.   

Cada lado do ba guá representa uma aspiração da vida. As aspirações representadas no Ba Guá são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos , criatividade , trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos.

O Ba Guá é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do Ba Guá deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do Ba Guá possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim relacionamento afectivo, complementam a educação e a espiritualidade.

O Ba-Guá deve ser traçado sobre uma folha de papel vegetal e aplicado directamente sobre a planta de sua casa ou escritório, ou seja sobreponha a folha de papel vegetal sobre a planta de sua casa, sendo que a área do trabalho deverá estar alinhada sempre à porta de entrada.

Assim sendo, ficará fácil você localizar as áreas de aspirações, como amor, sucesso, saúde, etc.

O feng shui recomenda como solução para os guás faltantes a colocação de espelhos, sinos ou cristais nas paredes que se aproximam desse locais.

Abundância
Riqueza, dinheiro e fartura.

Modos de estimular:
- Mais luz,
- Cristais ou lustre suspenso
- Fonte ou aquário
- Moedas

Sucesso
Sua posição social, seus sonhos e como eles se realizam.

Modos de estimular:
- Objetos que inspirem a "ação"
- Mais luz
- Troféus, medalhas e prêmios
- Espelho redondo

Casamento
Relacionamentos afetivos e profissionais.

Modos de estimular:
- Fotos e objetos românticos
- Velas e castiçais
- Flores

Família
Pessoas que você gosta e ama, saúde.

Modos de estimular:
- Fotos de família
- Diplomas
- Móveis e objetos herdados
- Cristais

Filhos
Filhos e criatividade.

Modos de estimular:
- Fotos e trabalhos dos filhos
- Brinquedos
- Objetos e móveis que estimulem sua criatividade

Conhecimento
Espiritualidade e aprendizado.

Modos de estimular:
- Estantes de livros
- Escrivaninhas e mesas
- Objetos de vidro e cristal

Trabalho
Trabalho e carreira.

Modos de estimular:
- Computador, fax, etc.
- Espelho
- Plantas
- Objetos de metal

Amigos
Pessoas que podem ajudar você, viagens.

Modos de estimular:
- Cristais
- Quadros de paisagens
- Objetos relacionados a sua fé
 

 


 

 

 

A expressão incenso designa em geral uma substância resinosa aromática, empregada desde a antiguidade queimado como perfume para aromatizar ambientes, afastar insetos e em rituais religiosos.
Incensos tem o poder de purificar as energias e os ambientes, há milénios, civilizações antigas já se utilizavam dos aromas, perfumes, e vapores para proporcionar e ter bem estar físico, mental  e espiritual.
Antigamente nos mosteiros o uso de odores doces como a baunilha, eram de grande utilidade para reduzir o apetite e estimular os jejuns. Os Reis Magos, ofertaram a Jesus ouro, incenso e mirra, e  homens das cavernas acendiam fogueiras de folhas e ervas para afugentar animais ferozes; e desde os primórdios a igreja se utiliza do incenso em suas missas.
Hoje em dia o incenso é muito utilizado em nossas casas, com intuito de melhorar nosso astral e nossa energia, purificar ambientes, perfumar nossas casas e estimular sensações. Cada aroma tem sua função e abaixo iremos ver seus significados. Páginas relacionadas

 

 

 

 

Usados com moderação, os incensos são aliados para os momentos especiais. Para  acendê-los exige mais do que escolher somente sua fragrância preferida. É preciso estar sintonizado com os planos elevados e  criar uma perfeita harmonia com a situação desejada.
Num lugar calmo, onde a pessoa esteja de forma relaxada, uma música suave ao fundo e um incenso aceso, certamente será muito fácil alcançar um estado de meditação profunda.


Energias Negativas -  Incenso de mirra muito bom para afastar energias negativas e maus fluidos. Relaxe e faça uma meditação suave, orando para que seja eliminado de  sua vida  as energias negativas que possam estar atrapalhando a sua vida pessoal .


Amor - Incenso de sândalo,  evoque os anjos protectores para ajudar você a solucionar o problema. Use-o para tornar o clima e sua casa mais envolvente e atractivo. Tenha sempre flores naturais em sua casa. Assim que murcharem, junte todas e jogue no lixo.
Alto-astral - Incenso de alecrim , acenda-o em sua sala.


Equilíbrio emocional -  Incenso de alfazema. Mentalize forças e energia para sua vida.


Afrodisiaco - Incenso de sândalo, flores em tons de rosa e velas em tons de rosa, procure também utilizar lençóis em tons de rosa. Essa fragrância desperta sensualidade.


Banho de imersão - Para acender na casa de banho, juntamente com luz de velas utilize-se de incensos de violeta e alecrim, estes são excelentes para acompanhar um banho de imersão: eles relaxam o corpo e despertam a mente.


Observação: Tenha cautela ao acender incensos no seu quarto, pois a noite com as janelas fechadas, você poderá sentir-se mal ou ter algum desconforto físico.

 

 

 

 

 

 

. Agata -  Ligada a terra, ajuda na obtenção de equilíbrio físico e mental. Desperta a consciência e nos ajuda a uma maior aceitação de nos mesmos. Criando autoconfiança, ajuda sistema digestivo.

Amazonita -Acalma   o cérebro, o sistema nervoso, e nos ajuda a filtrar e associa-las a nossa intuição natural. Também possibilita a descoberta de novos caminhos.

Ametista - Controla o temperamento, reforça a produção de hormônios e fortalece os órgãos responsáveis pela limpeza do sistema circulatório e sangue, do sistema imunológico e do metabolismo do corpo, acalma o sistema nervoso, insonia ou sono tumultuado, bom para meditação. Não é indicado para pessoas deprimidas, porém é muito útil para pessoas que se afligem pela perda de um ente querido.

Ambar - Alivia o stress, melhora a capacidade de tomar decisões, encoraja o comportamento excentrico, fortalece a memória.

Apatita - Alivia o stress, facilita a expressão, dissolve a tensão nervosa.

Água-Marinha -  Diminui a desorientação, facilita a expressão (problemas de garganta, pescoço e voz), domina o medo antinatural, aguça clareza mental, bom para os órgãos purificadores: fígado, baço, rins. Otímo antisséptico.

 Cianita - Trabalha clareza mental (ótima para usar na mesa de trabalho por exemplo), trabalha a comunicação entre as pessoas. Ajuda a soltar a nossa própria expressão.

Cornalina - ajuda a nos sentir seguros e confortável em nosso meio. Partilha experiências passadas, influencia órgãos de reprodução. Excelente para parte inferior das costas, infertilidade ou impotência. Purifica fígado e o sangue. Incentiva a curiosidade, afasta o mal e a inveja.

Coral - utilizado no pescoço, cura a anemia e a debilidade corporal. Alivia depressão, recupera o equilibrio emocional, melhora a expressividade, fortalece a clareza mental, acerta desequilibrios mentais, elimina pesadelos. Proteje contra o mau olhado e ajuda em casos de infertilidade e pertubações produzidas por feitiçaria.

Diamante - dissolve o stress, protege contra a inveja, abranda a insegurança, melhora a clareza, aumenta a auto-estima.

Esmeralda -  Restaura o equilibrio emocional, ajuda a se trabalhar próximo a pessoas, facilita a expressão. Ajuda a apagar mágoas e ressentimentos. Regula pressão arterial (principalmente hipertensão).

Fluorita - Diminui o strees, beneficia os dentes e ossos, aumenta apetite sexual e os poderes intuitivos. Aumenta a capacidade de concentração e o QI; aumenta a capacidade artística e a expressão.

Granada - - Alimenta imaginação, protege contra pesadelos, melhora a auto-estima. Boa para anemia (melhora a capacidade do sangue). Otima para falta de energia sexual, cansaço, desâmino, depressão, adinamia. Melhora todos os processos de má distribuição de cálcio no organismo como ostoporose, bico-de-papagaio, dentição, flacidez muscular, inclusive acelera a consolidação de fraturas ósseas. Boa para intestino preso, retenção de urina pela bexiga, intoxicações alimentares ou por veneno.
A GRANADA, assim como todos os cristrais de coloração vermelha intensa, não devem ser usados em tratamentos prolongados, e sim, em momentos agudos no início do tratamento, como uma terapêutica de "choque", pois a cor vermelha intensa é muito forte e rápida.

Hematita - aumenta a auto-estima, eficaz na regeneração dos tecidos, usada na proteção astral. Purifica o sangue.

Jade - traz paz e calma, intensifica a capacidade de se expressar.

Jaspe - encoraja a cautela, a coragem, promove o equilibrio e a clareza mentais, aumenta a disciplina mental, ajuda a auto-realização.

Kunzita - Distúrbios psiquiátricos, sistema circulatório, pulmões, olhos, rins, região lombar, tira a tensão do corpo. Afasta o passado e elimina ansiedades pelo futuro. Permite um melhor contato com a Essência. Ensina a dar amor sem exigências e expectativas (respeito). Neutraliza pensamentos negativos (mentes perturbadas). Ideal para pessoas com dificuldades de adaptação na vida .Star People.

Lapis-Lazúli -  Melhora a a expressão, alivia o stress elimina as depressões espirituais.

Magnetita - alivia a insonia, beneficia sistema circulatório, serve para energizar ou desenergizar, contusões esportivas, asma. Reconcilia amantes e cônjuges estremecidos.

Malaquita -dissolve o stress, aumenta a expressão, deve ser usado com cautela, pois pode ampliar qualidades negativas, útil para o relaxamento, desordens neurológicas, regeneração dos tecidos. Traz à tona energias emocionais reprimidas.

Madeira Petrificada - males da pele, tecidos musculares e sistema circulatório, arteriosclerose, artrite, reumatismo, senilidade, combate a coagulo sanguíneos, vidas passadas. Fará seu usuário mais consciente da natureza.

Pedra da Lua - combate o desequilibrio mental, melhora a intuição  a receptividade. Ajuda a deixar fluir qualquer tipo de emoções.

Peridoto - aumenta a autoconfiança e a energia afirmativa, estimula a regeneração dos tecidos, beneficia estômago, congestões pulmonares, febre úlcera, colite e constipação.

Pirita - Para tratamento de problemas respiratórios (aplicada na garganta). Ajuda no tratamento de bronquites e alergias. Protege a pele dos elementos e protege também o aparelho digestivo, melhora a capacidade mental, reduz ansiedade e frustração, atrai dinheiro, assim como facilita a realização de bons negócios.

Onix - alivia stress, combate a depressão, suaviza o medo.

Obsidiana - afasta o negativismo e a sensibilidade em excesso. Pedra da revelação. Geralmente deve ser guardada, envolvida em um pano escuro, ou lugar fechado.(qdo usada para revelação).

Opala - aumenta a criatividade, o amor e a alegria. Combate o desequilíbrio emocional.

Pérola - traz paz, reduz a sensibilidade excessiva.

Rodocrosita - alimenta o amor-próprio e a aceitação, fortalece a auto-identidade. Possui as mesmas funções do quartzo-rosa acrescidas da de clarear a mente para descobrir e poder enxergar caminhos. Doenças dos olhos e da visão (catarata, miopia, vista cansada).

Rodonita - traumas, confusões e falta de confiança, beneficia crescimento dos ossos e do sistema de audição.

Rubi - reforça a confiança, aumenta a flexibilidade, a vitalidade e o poder de liderança.

Quartzo Azul - Aumenta a criatividade, tem um efeito calmante. Relaxa a tensão, principalmente do maxilar, pescoço e ombros. Melhora a comunicação. Acalma a febre. Antisséptico - aumenta a proteção contra infecções. Doenças da garganta e pescoço - distúrbios da tireóide.

Quartzo Citrino - reforça a auto-confiança, a vontade e a criatividade. Manifista a energia criativa no plano físico.

Quartzo Rosa - aumenta a confiança, a expressão pessoal, a criatividade e o bem estar. Alivia angústia, sensações de solidão, melancolia, vazio no peito, mágoas muito  primitivas, insatisfação afetiva, saudade.

Quartzo Fumê - aumenta a criatividade e a alegria, equilibra as emoções. Pessoas com tendência suicida. Pessoas deprimidas, fatigadas, com medos do cotidiano, possuidoras de altos idéias, mas incapazes de concretizá-las.

Quartzo Branco - Possui todas as cores, Poder ilimitado. Possibilita o desenvolvimento da conscientização em mentes ainda adormecidas. Promove a cura, funciona como energizador.

Safira - Levanta o ânimo, melhora a comunicação, dissolve o stress. Bom para dor de cabeça.

Sodalita - Promove a harmonia, a coragem e a comunicação. Diminui o apetite e aumenta o metabolismo (ajuda a emagrecer).

Olho de Tigre - Elimina emoções indesejadas, equilibra necessidades materiais e físicas.

Topázio - Aumenta a criatividade, relaxa, equilibra as emoções.

Turmalina Azul - Melhora a comunicação.

Turmalina Preta - Energiza. Recicla energia negativa em positiva. Protege de ambientes e pessoas negativas (escudo). Pânico - medos do cotidiano. Sensação de desmaio, de não sentir o corpo, de estar abandonado o corpo..

Turmalina Verde - desenvolve sentimentos de amor e compaixão. Renova a criatividade. Ajuda a abrir novos caminhos na vida.

Turmalina Rosa-  Aguça os insights e a percepção, aumenta a criatividade.  Trata de depressão, hipotensão.  Gera alegria e entusiasmo pela vida. Permite o desenvolvimento da compaixão. Dá a sensação de que é seguro amar e expressar sentimentos. Para livrar-se de mágoas passadas e confiar novamente na força do amor.

Turquesa - Cria força, protege, ajuda a comunicação. Dizem que se uma pessoa estiver usando uma turqueza e esta receber energia negativa de outra pessoa, esta pedra muda de cor.

Zirconia - Ajuda a pessoa a reflectir sobre a própria vida. Auxilia-nos a procurar paz e quietude, é uma pedra de introspecção. Ensina discrição e paciência.


 


 


 

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Esta terapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Actualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica.

 Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.

Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.

O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.

Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.

Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em corese luzes que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. O homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza.


 


 

As cores como vibração energética, propagando-se em determinada frequência, produzem mudanças químicas de forma sutil no ser humano, interferindo em seu metabolismo quer em nível físico ou emocional. Às vezes, nem fazemos idéia do quanto as cores podem nos influenciar em nosso dia-a-dia. 

Alguns exemplos das aplicações terapêuticas das cores são:

Vermelho: - De todas as cores é a mais poderosa, devendo ser usada com prudência. É vitalizante, estimulante e excitante, além de aumentar a pressão sanguínea. Pode estar associada ao perigo, advertência e guerra, mas também a vida, sol, chama e energia. Associa-se ao chakra sacral. Intensifica as funções do corpo estimulando o sistema nervoso e fortalecendo a atividade do fígado.

Laranja: - É a cor da alegria, podendo ser usada para dar mais vida a uma atitude. É antidepressiva, promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico, rejuvenesce e vitaliza, podendo também elevar a pressão sanguínea. Associa-se às glândulas supra-renais.

Amarelo: - De forma isolada pode proporcionar perda de estabilidade, proteção, meta ou foco. Assim, pode encorajar o nervosismo e a incerteza. Seu uso é sugerido associado a outras cores. Desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura; alguns terapeutas afirmam que o amarelo fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite.

Verde: - Cor que deve ser usada com muito cuidado. Pode ser utilizada para desequilibrar as vibrações causadas pelo raio de uma doença. Associada ao chakra cardíaco, pode ser útil em problemas do coração, úlceras, dores de cabeça, casos de câncer e outros. Também pode estar associada afetivamente à paz, natureza, saúde, abundância, tranquilidade, equilíbrio, esperança e juventude. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência.

Turquesa: -Reanimadora e refrescante, calmante e suavizante. Tranquiliza o sistema nervoso e as inflamações, além de auxiliar na cura do eczema (glândula tireóide). Pode servir também como fortificante da pele.

Azul: - De todas é a mais curativa. Extremamente relaxante, traz paz, auxilia na remoção de dores de cabeça e enxaquecas e é útil em casos de asma. Materilamente está associada a frio, céu, gelo. Afetivamente, à verdade, intelectualidade, viagens, serenidade, infinito, meditação. Ajuda a baixar a pressão arterial.; assim como acalma e traz clareza mental.

Violeta: - Traz equilíbrio da consciência: dignidade e divindade, mas também estabilidade. Relaciona-se à mentalidade humana e pode remeter a uma integração como o espaço, com a concentração voltada para um fim específico (oração ou meditação). Eleva a auto-avaliação e a auto-estima de quem perdeu o senso da beleza humana, além de devolver o rítmo do sistema (glândula pineal).Purifica o organismo atuando de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre os outros músculos do corpo. Também acalma a superexcitação nervosa. 

Magenta: -Leva à consciência espiritual, auxilia como equilibradora emocional e é estimulante supra-renal. É um agente que fortifica a aura ou as radioemanações do corpo químico. Seu uso é recomendável para propósitos especiais de transmutação dos reinos mais densos para o campo espiritual. Espécie de cor da realização.

Marron: - Cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Materialmente, associa-se à outono, doenças e terra. Afetivamente, a melancolia, orações, etc.

Preto: - Atrai todas as vibrações para si, absorvendo-as. Funciona como um isolante. Trata-se da cor da auto-negação.

Branco: - Representa pureza em sua forma extrema. Diferentemente do preto, tudo é excluído da cor branca. Tanto a cor branca como a preta encerram em si a total potencialidade. O branco representa a pureza de todos os seres. Por outro lado, encerra o isolamento, já que tudo se exclui dele.


 


 


 


 

ACÁCIA - Tranqüilidade
ABSINTO - Estimulante geral para cansaço mental e físico
ALECRIM - Boa sorte
ALFAZEMA - Serenidade
ALMÍSCAR - Amor
ÂMBAR - Coragem
AMOR PERFEITO - Purifica ambientes, ajuda nos estudos, amor, elevação das vibrações
ANGÉLICA - Espiritualidade
ANIS - Para despertar o amor interno, para despertar forças.
ARRUDA - Limpeza psíquica e física
BÁLSAMO - Relaxamento
BÁLSAMO ROSA - Acalma, purifica ambientes, ajuda nos estudos, amor.
BENJOIM - Proteção física e psíquica
CAMOMILA - Calmante e bons sonhos
CANELA - Prosperidade
CEDRO - Relaxamento
COCO - Estimula o bem estar.
CRAVO - Limpeza astral
CÂNFORA - Purificação
DAMA DA NOITE - Romance
ERVA DOCE  - Atracção
EUCALIPTO - Renovação
FLOR DE PITANGA - Incentiva a criatividade
FLOR INDIANA - Purifica as vias respiratórias.
FLORAL - Afasta sentimentos negativos
FLOR DE LARANJEIRA - Boa sorte no amor
FLOR DE LÓTUS - Autoconhecimento
FLOR DO CAMPO - Harmonia com os seres da natureza
GERÂNIO - Vitalidade
HELIOTRÓPICO - Amor.
HORTELÃ - Prosperidade
INCENSO DOS ANJOS - Ajuda - proteção - agradecimento
INCENSO DOS ARCANJOS - Ajuda - proteção - agradecimento
JASMIM - União - inspiração
LÍRIO DO VALE - Intuição - pureza
MAÇÃ - Boa sorte
MADEIRA DO ORIENTE - Sucesso
MEL - Boa sorte e prosperidade
MIRRA - Purificação e protecção 
MORANGO - Boa sorte
MUSK - Sensualidade
NOZ MOSCADA - Diminui a ansiedade.
ÓPIUM - Criatividade
ÓPIUM ROSA - Sensualidade.
ORQUÍDEA - Harmonia e amor
PATCHOULI - Amor
PÊSSEGO - Boa sorte
ROMANUS - Para despertar forças.
ROSA BRANCA - Harmonia
ROSA MÍSTICA - Fé e paz de espírito
ROSA MUSGOSA - Meditação
ROSA VERMELHA - Amor
SÂNDALO BRANCO - Espiritualidade
SÂNDALO VERMELHO - Protecção
VERBENA - Criatividade e inspiração
VETIVER - Sucesso
VIOLETA - Paz

YLANG YLANG - Afrodisíaco


 


 


 


 


 


 

O que é Aromaterapia? 

Aromaterapia é a prática terapêutica que se utiliza dos Óleos Essenciais 100% puros para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando proporcionar o bem estar geral do ser humano. Serve para tratar e/ou embelezar a pele, auxiliar na cura de doenças comuns, curar a alma, relaxar o corpo e a mente.

Os Óleos essenciais têm componentes que agem sobre o corpo e a mente, como por exemplo, os ésteres (que agem no Sistema Nervoso Central) e os álcoois (que são revitalizantes) e, além disso, seus aromas são capazes de nos remeter a lembranças e sensações positivas através de estímulos olfativos que chegam ao Sistema Límbico.O Sistema Límbico é uma parte do cérebro ligada às emoções, comportamentos e memórias. 

 Pela sua capacidade de atuar conjuntamente sobre o corpo e as emoções, a Aromaterapia tem sido utilizada com bastante sucesso como uma terapia complementar (que pode ser utilizada concomitantemente com outros tratamentos naturais e alopáticos), eficaz para muitos males, inclusive a Depressão. 

Hoje a prática da Aromaterapia está se tornado bastante difundida ,mas ainda é considerada como Medicina Complementar. Na França a Aromaterapia faz parte da formação médica.

A verdadeira Aromaterapia é a aplicação terapêutica de óleos essenciais através de banhos, massagens, compressas, difusão no ambiente, etc usando sempre veículos neutros para diluí-los tais como: óleos vegetais, água ou álcool de cereais, preservando-se assim a propriedades químicas e a atuação físico-química no organismo humano, combinados com a atuação olfativa através do sistema límbico.


 


 


 


 


 


 


 

Os Óleos Essenciais são substâncias líquidas extraídas das folhas, caules, raízes e madeira, que contêm aromas e outras propriedades terapêuticas.

São considerados a "alma" de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de Óleo Essencial em geral corresponde a 20 ou 30 xícaras de chá daquela erva/planta aromática.

Desde a Antiguidade que o Homem tem uma relação especial com as plantas aromáticas, tendo-as utilizado para a elaboração de remédios e perfumes. Conhecidas personalidades da História Universal, como Cleópatra, conheciam e tiravam proveito dos poderes curativos das plantas.

Está, hoje, cientificamente provado que os Óleos Essenciais podem contribuir de uma forma muito positiva para o nosso bem-estar físico e emocional.

Existem formas muito simples de utilização dos óleos Essenciais:

Banho: os banhos aromáticos com óleos essenciais são altamente terapêuticos, particularmente no caso de lesões e dores musculares, fadiga e stress. São óptimos para aliviar as tensões da sua rotina, para libertar o espírito e relaxar.

Inalação:este método é muito eficaz no que concerne ao alívio dos sintomas de constipação, gripe e sinusite. É também muito útil no alívio da tensão nervosa e de dores de cabeça.

Massagem: a massagem é muito eficaz no alívio do mau estar físico. Antes de utilizar qualquer óleo essencial numa massagem necessita de diluí-lo num óleo veicular .A maioria dos óleos essenciais não podem ser aplicados directamente sobre a pele, pois além de serem tóxicos, podem causar alergias, queimaduras e náuseas . TENHA MUITO CUIDADO AO UTILIZA-LOS.

Compressas: as compressas aromáticas são muito eficazes no alívio de dores e na redução de inflamações. As de água fria são aconselhadas para dores de cabeça, febre, inflamações, queimaduras e entorses recentes. As de água morna ou quente acalmam as dores menstruais, etc.

Procure a orientação de um terapeura especializado em AROMATERAPIA para que ele lhe indique o que e como usar.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- Os óleos essenciais são substâncias muito concentradas, pelo que basta uma reduzida quantidade para obter os melhores resultados. Exceder a quantidade recomendada, além de ser bastante prejudicial para a sua saúde não melhora os resultados.

- Antes de iniciar qualquer tratamento deve informar-se junto do seu médico ou terapeuta. Alguns óleos, como o de alecrim, de salva, tomilho ou funcho, não são aconselhados para pessoas hipertensas, epilépticas ou portadoras de alguma doença do foro neurológico. Outros, como o de angélica, zimbro, manjerona, alecrim, funcho, camomila, alfazema ou erva-cidreira, não devem ser utilizados durante a gravidez, pois possuem propriedades emanogogas e diuréticas.

- Não ingira óleos essenciais pela via oral. A sua ingestão poderá originar graves danos internos.

- Não aplicar óleo essencial puro directamente sobre a pele.

- Lave sempre as mãos depois de utilizar óleos essenciais puros.

- Em caso de contacto acidental dos óleos essenciais com a pele ou com os olhos, lave a zona afectada com água abundante e depois coloque umas gotas de óleo de amêndoas doces para diluir qualquer resíduo deixado e acalmar a irritação provocada.

- Mantenha os óleos essenciais fora do alcance de crianças.

- Os óleos essenciais são altamente inflamáveis, pelo que deve mantê-los afastados de qualquer fonte de calor.

- Antes de utilizar qualquer óleo essencial deve testar se este lhe causa alergia ou irritabilidade da pele.

- Alguns óleos essenciais, como os cítricos, de angélica ou verbena são fototóxicos, pelo que se aplicados algumas horas antes da exposição ao sol, podem originar pigmentações irregulares e permanentes na pele.


 


 


 

 

 

 

PEDRAS E CRISTAIS: Feng shui


 

O feng shui também nos ensina a atrair coisas boas através de materiais como pedras e cristais. Hoje dou a dica de como utilizá-los em nosso benefício.

 

Colocar essas pedrinhas ou cristais em pontos estratégicos da casa, ou mesmo andar com uma na bolsa ou como pingente do cordão ou do anel, é bem válido. Podem enfeitar e, se botarmos fé, também podem ajudar a atrair o melhor para nossas vidas:

 

 

AMOR = quartzo rosa e jaspe.

 

INTUIÇÃO = pedra da lua, lápis lazuli e quartzo fumê.

 

PUREZA = diamante e quartzo branco.

 

PROSPERIDADE = quartzo amarelo, topázio e esmeralda.

 

PROTEÇÃO = turmalina negra.

 

SAÚDE = quartzo verde e esmeralda.

 



 

 

 

 


Sala de estar reflete o estilo da família

Espaço coletivo mudou de paradigma ao longo dos anos e hoje é mais voltado ao lazer do que à recepção de visitas

 

Historicamente, a sala de estar era o lugar onde se expunham as relíquias da família. “Pela sala, dava para a visita sentir o poder da família, a sua importância social e política”, diz o coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo, Jéthero Cardoso de Miranda. Mais tarde, a sala se tornou um local de convivência e “essa sala recebeu a televisão, que está ganhando ainda mais espaço com a chegada da TV digital”, diz o professor.



Para a decoradora Ana Maria Guimarães de Vieira Santos, responsável pelo projeto da sala de estar, do evento Casa Cor 2008, o que se procura agora para a sala é praticidade, conforto, beleza e uma mistura do contemporâneo e do antigo.


Espaço Living do Casa Cor 2008 foi projetado por Ana Maria

“O hometheater veio timidamente para dentro do living e hoje é muito presente”, afirma Lionel Sasson, designer de interiores que participa do evento Casa Cor desde 2005 e este ano foi o responsável pela Sala do Lazer (foto abaixo).

O designer chama a atenção para os novos painéis e outras peças que surgem em grande quantidade no mercado para receber os novos televisores. “Como a TV passou a ser um painel, ela foi para a parede. Os painéis de madeira são então usados porque as casas não costumam ter tomadas nessa altura. O painel esconde a fiação”, explica a arquiteta Vera Gonçalves. Também para acompanhar a televisão, sofás confortáveis, reclináveis, chaise longues e pufes para os pés são cada vez mais procurados.

Para um visual clássico na sala, os mais explorados são os tons de cáqui. “Mas a cor atual é o ‘purple’ (um roxo azulado)”, diz Sasson. Ela pode ser usada em objetos ou em uma das paredes, sendo as outras mais claras. Paredes pretas também são tendência.


Painel de madeira acompanha TV no projeto de Sasson

Tapetes artesanais, de algodão, sisal, tiras de couro e até garrafa pet, são os que mais entram, segundo Sasson e Vera. Quanto a cortinas, “a Luxaflex traz novidades em termos de misturar persiana com tecido fino, fica bem interessante”, diz a arquiteta.

Dicas

A sala é um ambiente de convívio social. Deve agradar a todos os moradores e estar em harmonia com o estilo do resto da casa. Apartamentos com menos de 200 m² devem ter móveis baixos, já que, segundo Sasson, os altos “fecham o ambiente”. Se a sala é pequena, “vidros com cor, espelhos, qualquer coisa que tenha reflexivo dá a impressão de profundidade”, explica o designer.

“Use capas de algodão ou linho nos sofás, assim elas poderão ser lavadas sempre sem ficarem com a aparência de velhas”, indica a decoradora Ana Maria, “e use e abuse de plantas, velas e flores”.

Ela também aconselha que se faça um espaço para as bebidas, como uma mesa bar, “que pode ser simples e bem transada”, diz. Quanto à iluminação da sala, ela recomenda evitar o excesso de spots no teto, “a luz indireta cria ambientes mais românticos e aconchegantes”.


 

TV é o principal elemento da sala na maioria dos lares

 


Novos" quartos são pequenos e compactos

A tendência atual da arquitetura é criar cômodos minúsculos; saiba como decorar

 

Quem já visitou os apartamentos construídos na última década sabe que a nova arquitetura privilegia salas, mas aposta em quartos muito pequenos. “Muitas vezes, se o ambiente recebe uma cama de casal maior do que a padrão, não comporta um armário”, diz Maria Lúcia Goulart, coordenadora do curso técnico de design de interiores do SENAC São Paulo.

Alguns truques são necessários ao decorar o quarto, para ganhar espaço. Instalar um armário de porta corrida, por exemplo, é uma ótima saída. Araras penduradas na parede e prateleiras são outras opções.

“Ao escolher o piso, opte pelo de madeira. Piso frio não é bom para a área íntima, por causa das baixas temperaturas. Carpete também pode ser complicado, pois é difícil de limpar”, acrescenta Maria Lúcia.

abril.com.br 

Segundo a especialista, a última feira de design de Milão, uma das mais respeitadas do mundo, mostrou que as inspirações nos anos 70 estão com tudo na decoração dos quartos. “É uma combinação sóbria e, ao mesmo templo, psicodélica. A parede pode ter uma cor única, mas os objetos e móveis são coloridos.

Ao pintar o ambiente, escolha cores calmas, que ajudam a acalmar e melhoram o sono, como o palha. Dê um toque de alegria na decoração. “Almofadas combinam muito bem com o quarto. Jogue-as em cima da cama para decorar”, diz Maria Lúcia.

Cortinas também são uma excelente opção para deixar o ambiente íntimo e acolhedor. “O quarto tem de ser um local para se sentir protegido. Quanto maior o número de objetos que passam esta sensação, melhor.”


 

Decoração de um quarto mais amplo, para homem solteiro


Segundo a especialista, a última feira de design de Milão, uma das mais respeitadas do mundo, mostrou que as inspirações nos anos 70 estão com tudo na decoração dos quartos. “É uma combinação sóbria e, ao mesmo templo, psicodélica. A parede pode ter uma cor única, mas os objetos e móveis são coloridos.

Ao pintar o ambiente, escolha cores calmas, que ajudam a acalmar e melhoram o sono, como o palha. Dê um toque de alegria na decoração. “Almofadas combinam muito bem com o quarto. Jogue-as em cima da cama para decorar”, diz Maria Lúcia.

Cortinas também são uma excelente opção para deixar o ambiente íntimo e acolhedor. “O quarto tem de ser um local para se sentir protegido. Quanto maior o número de objetos que passam esta sensação, melhor.”


 


 


Muitas pessoas riem quando dizemos que banheiro é um dos ambientes mais difíceis de harmonizar. Mas é verdade. Elas me perguntam se temos que voltar ao tempo em que os banheiros eram fora de casa.

cristal facetado

Cristal facetado

A energia de uma residência é a somatória de todos os ambientes que a contém.

Claro que o conforto e a praticidade de banheiros dentro do quarto são inegáveis, porém, precisamos ter alguns cuidados extras: canos de esgoto, ralos que podem trazer visitas indesejáveis, como baratas, cestos de lixo e pessoas que não sabem usá-lo sem bagunçar, tudo podem afetar nossa harmonia pessoal.

Para aplicarmos corretamente o Feng Shui é importante conhecer qual a área do Ba-guá que ele ocupa, porém, essas orientações são gerais.

É importante lembrar que os cuidados do dia-a-dia com a nossa boa disposição começam e terminam nesse ambiente tão importante em nossas vidas: o banheiro.   

 

  1. Tape os ralos.
  2. Coloque uma planta viçosa e bem cuidada, em um cachepô em tons de terra, do tamanho que o banheiro permitir. Normalmente jibóia e alguns tipos de dracena vão bem.
  3. Conserte o mais rápido possível vazamentos e infiltrações. Para o Feng Shui, a água se relaciona com dinheiro, portanto, os banheiros se relacionam com a prosperidade nesse aspecto. Pela mesma razão é aconselhável materiais de qualidade e beleza nos banheiros.
  4. Espelhos grandes (quando possível) e em bom estado e luminárias com luz suficiente.
  5. Quando possível, mantê-lo com a porta fechada e a tampa do vaso sanitário também. Porém, evite discutir por causa disso. Discussão é uma péssima energia. Conscientize e aguarde a ação dos que ainda não estão conscientes.toalha feng shui
  6. Banheiro que dá para o quarto (suíte) ou cuja porta precisa ficar aberta, por serem fontes de luz para um corredor, por exemplo, colocar como cura uma bola de cristal facetado, pendurada no centro do batente da porta, com um cordão vermelho de 9 centímetros, entre a bola e o batente.
  7. Sais aromáticos, toalhas que enxugam em tons alegres e tapete que acaricie os pés quando se pisa descalço, favorecem as boas energias para esse ambiente.
  8. Se a janela não for decorativa, coloque uma cortina de voil.
  9. Velas aromáticas mantêm a atmosfera do local agradável e leve.
  10. Decore com alegria, com criatividade e bom gosto, neutralize as negatividades e transforme em um local que convide a um banho gostoso, que recarregue as energias perdidas durante o dia. Banheiros que ficam no centro da residência e/ou nas áreas de relacionamento, sucesso e prosperidade (elemento terra, fogo e madeira, respectivamente) necessitam de análises especiais.

 


 

Cura Transcendental
O lado mágico do Feng-Shui

Antes de entrarmos na parte prática de como usar o bágua, gostaria de explicar as 03 correntes do estudo do Feng-Shui.

Ele se divide em 03 escolas:
Escola da Forma
Escola da Bússola
Escola do Chapéu Negro

Escola da Forma - foca o trabalho nos contornos físicos dos terrenos onde casas e prédios estão implantados. Formatos, relevos, caminhos d'água são analisados e, a partir dos pontos cardeais, aplica-se a Teoria dos Quatro Animais.

Sul - está a fênix vermelha, o pássaro do verão e da boa sorte.
Norte - é o espaço da tartaruga preta animal do inverno, dorminhoca e misteriosa.
Oeste - fica o tigre branco, imprevisível e aventureiro.
Leste - domina, o dragão verde, protetor e emissário de cultura e sabedoria.

Os chineses formados na Escola da Forma defendem que o ideal é uma casa ou prédio cujo terreno apresente pequena elevação a Oeste, onde pousa o tigre branco, maior elevação a Leste, trono do dragão verde, área livre ao Sul, para a fênix vermelha alçar vôo, e grande elevação ao Norte, onde a tartaruga preta protege toda a construção.

Escola da Bússola - usa diferentes instrumentos para diagnosticar pontos de energia estagnada nos ambientes, a partir da identificação do Norte da casa.
Bússola para localizar os pontos cardeais. Um diagrama composto de oito casas (quatro auspiciosas e outras quatro desfavoráveis), mais o centro chamado Tao ou Tai chi, onde fica o número de cada praticante encontrado à partir da data de nascimento. Oito trigramas do I-ching (texto de consulta milenar do pensamento chinês).

Escola do Chapéu Negro - (a que vamos nos basear para os nossos estudos)
É a mais difundida no mundo Ocidental, avalia cada casa ou ambiente a partir de sua porta de entrada, onde posiciona-se a área de trabalho do bágua, o mapa dessa escola de Feng-Shui são: oito áreas de interesse da vida - trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família, espiritualidade - atuadas pela distribuição de móveis, pintura de paredes, luz, cor, plantas, sons e intenção.

O berço do Feng-Shui é a China, mas há escolas de pensamento em outros países. Como a Nove Estrelas, no Japão, a Vashter Shastra, na Índia, e mais uma em Bali.

Antes de começarmos a estudar, entender e utilizar o bágua, gostaria de alertar, que o Feng-Shui, descoberto pelos ocidentais nesta virada de século, que vem encantando multidões de adeptos, prontos para mudar a casa com o intuito de melhorar a vida, devem estar atentos para que antes de alterarem o mundo exterior é preciso reformular o modo de pensar e de agir.

Portanto se você quer ativar setores de sua vida que não andam exatamente como desejaria, leve em consideração que como toda filosofia, o Feng-Shui exprime uma maneira de ver o mundo baseado na cultura oriental.

Daí a importância de não colocar a sua vida nessa arte. Mesmo que a filosofia lhe pareça fascinante, aplique esses conceitos, apenas como referência, jamais como a única saída.

Até a semana que vem...
Não perca a primeira aula para utilizar corretamente o Bagua...


 

Como Utilizar o Baguá I

Os Chineses inventaram o Bágua para entender e ativar as energias dentro e fora de casa. Essa energia que queremos ativar, balancear e alinhar é a energia vital que existe em nós e no meio ambiente o Chi.

Quando flui harmoniosamente dentro de casa, os resultados incidem beneficamente sobre os moradores. Quando bloqueada, gera problemas que podem se traduzir de mau humor ou brigas à doenças e falta de dinheiro.

Assim, a prática do Feng-Shui, como dissemos em capítulos anteriores, pode ser comparada a um bom tratamento de acupuntura doméstica, que desbloqueia pontos energéticos e áreas congestionadas, para que a energia dentro de casa flua como o sangue em um organismo saudável.

Energia boa é energia dosada; acúmulos e excessos sempre são prejudiciais.

Bágua é a figura de oito lados que relaciona os ambientes às áreas de interesse de sua vida.

 

É usado principalmente pelos adeptos do Feng-Shui da escola do Chapéu Negro, a mais difundida técnica de harmonização no Ocidente.

A sobreposição do bágua da Escola Negra, sobre nosso ambiente, em um desenho do lugar, trata da maneira como devemos agir para nos transformar e transformar os ambientes que queremos com o Feng-Shui.

Os símbolos que aparecem no Bágua se chamam Trigramas. Devemos aprender a associar cada Trigrama com os numerosos atributos a eles associados, incluindo cor, direção da bússola, áreas do corpo e membros da família.

É muito importante que tenhamos conhecimento do significado de cada um dos Trigramas.

Quando sobrepomos o bágua, que está dividido em 08 Trigramas, sobre uma determinada área, literal ou figurativamente, vemos que eles cobrem completamente o terreno em questão, a área geográfica, a casa , o cômodo ou a cama, como os quadrados de um tabuleiro de jogo da velha.

De acordo com a forma desses espaços, um ou mais Trigramas podem estar em falta ou fortalecidos.

O significado dos Trigramas básicos, está baseado no I-Ching - o livro das Mutações - (tradução do Chinês), é sem dúvida uma das mais importantes obras da literatura mundial.

Tudo o que existiu de grandioso e significativo nos três mil anos de história cultural da China ou inspirou-se nesse livro.

Podemos dizer que é uma sabedoria amadurecida, as experiências da vida transmitidas de geração à geração ao longo de séculos compõe o I-Ching.

Na verdade, não apenas a filosofia da China mas também sua ciência e arte de governar sempre buscaram inspiração na fonte de Sabedoria encontrada no I-Ching.

Mesmo os aspectos mais simples da vida cotidiana da China estão, sob sua influência.

Os 08 Trigramas foram concebidos como imagens de tudo o que ocorre no céu e na terra, são símbolos que representam mutáveis estados de transição.

São imagens que estão em constante mutação.

Focalizam-se não as coisas, em seus estados de ser - como acontece no Ocidente - mas os seus movimentos de mutação.

Os resultados acontecem pela combinação de duas forças:

- a primeira que vem da Sabedoria milenar do I-Ching,

- a segunda é a intenção séria de produzir uma mudança positiva em sua vida.

Este processo de alinhamento do Chi, quando feito com seriedade, trará os resultados positivos que procuramos.

Mas não é só isso, aguarde nossa próxima matéria que completa os ensinamentos de como utilizar o Baguá...


 

Como utilizar o Ba-guá...II

 

Para você usar o seu Ba-guá pegue a planta de sua casa, escritório ou cômodo, depois sobreponha o mapa octogonal à planta; verifique onde fica a porta de entrada e alinhe este com o lado onde está a área de trabalho.

De acordo com os temas indicados pelo Ba-guá, você pode ativar ou energizar as áreas que deseja melhorar, mas é preciso entender a simbologia dos elementos e posicioná-los de forma correta.

Por exemplo a área do trabalho está ligada ao elemento água, traduzido por curvas, ondas, cores preto e azul escuro, vidros e espelhos .

O sucesso se relaciona com o elemento fogo, cuja forma é o triângulo e a cor vermelho.

A criatividade está relacionada com o elemento metal, a forma do círculo e a cor branco, cinza, pastel e assim por diante.

Esses símbolos são importantes porque, ao energizar aquela área apontada pelo Ba-guá, pode-se usar desde o elemento em si como a sua forma ou ainda juntar a forma e elemento.

Por exemplo a área do Sucesso pode ser ativada usando vasos em forma de cone, junto com um arranjo de flores vermelhas, que recebem diretamente a luz do sol, com a escultura de um animal que represente força como o Cavalo. Esse tipo de solução mista também vale para as cores e aromas.

Algumas dicas de simbologia, formas, cores e objetos para serem utilizados nas áreas do Ba-guá que indicam:

Família e Saúde:
- plantas saudáveis
- porta retratos da família
- flores, jardins naturais ou pôsteres, pinturas ou colagens
- itens nas cores azul e verde
- tecidos com estampa floral

Prosperidade - Abundância:
- sinos de vento
- objetos de arte, moedas, peças de valor
- itens nas cores azul, purpúra e vermelho
- rosas vermelhas
- água em movimento, fontes que simbolizam o fluxo abundante de dinheiro e prosperidade.

Sucesso - Fama:
- diplomas, prêmios
- coisas de origem animal como couro
- pôsteres, quadro, fotos e figuras de animais, luz do sol e celebridades famosas
- todos os tipos de iluminação, sol, velas, luza elétrica e lamparinas
- itens nos tons de preto, azul e verde.

Relacionamento - casamento:
- pôsteres, quadros, fotos que sugiram amor
- par de objetos como duas pessoas:
namorados, corações, símbolos do amor
- itens com cor vermelha, rosa, branco.

Criatividade - Filhos:
- brinquedos, bichos de pelúcia
- itens nas cores branco e pastel
- objetos com forma circular, oval ou em arco
- acessórios de metal: latão, alumínio, prata, ouro
- objetos como móveis, castiçais, porta retratos, jóias e lustres em metal
- coisas que estejam ligados às crianças e à criatividade.

Amigos e Viagens:
- imagens, fotos, quadros de guias espirituais, santos e anjos
- amigos, mentores na sua vida
- lugares especiais para onde você viajou ou para onde você deseja viajar
- itens nas cores branco, cinza e preto
- amigos como professores, mentores, benfeitores, clientes e funcionários.

Carreira e trabalho:
- água: fontes, cascatas, cachoeiras, aquários
- objetos de arte que representem rios, oceanos, lagos cachoeira, etc........
- imagens da carreira e símbolos
- itens na cor preto, cores escuras como azul marinho e cinza escuro
- formas arredondadas e livres.

Espiritualidade - Conhecimento e Sabedoria:
- livros e materiais de estudo
- fotos, quadros de montanhas e lugares calmos que inspirem meditação, contemplação ou repouso.

O centro do Ba-guá - é considerado uma área neutra. Está relacionado ao elemento terra, que corresponde a cor amarela as pedras da terra.

A forma é quadrada ou retangular.

O feng-Shui tem ferramentas básicas que são remédios comprovados para tratar, estabilizar, fortalecer e equilibrar o Chi dos seus ambientes.

Você pode selecionar estes itens para trabalhar na sua casa ou no trabalho quando estiver usando o mapa do Ba-guá.

Use a sua criatividade e estilo.

A cor também é considerada como uma energia Cósmica Chi e adicionando uma nova cor a um ambiente, estimulamos uma resposta negativa ou positiva.

As cores estão sempre vibrando à nossa volta, estamos condicionados cultural e simbolicamente a algumas associações que ela nos transmitem, algumas cores nos deixam felizes, outras tristes e outras ainda relaxam, pertubam ou nos energizam.

Se você entender a relação entre a cor e o ser humano, poderá enriquecer a sua vida. Usando-as conscientemente você vai poder melhorar o estado do Chi.

Vermelho - têm conotações de alegria; é considerado uma cor especial e de boa sorte. É uma cor muito poderosa, fonte de energia, estimuladora e uma forma de expelir o mau Chi.

Púrpura - é também uma cor anspiciosa. Diz-se que inspira respeito.
Púrpura simboliza nobreza, poder, riqueza e fortuna.

Amarelo- dá um sentido de tolerância, paciência e sabedoria das esperiências vividas.

Verde - representa tranquilidade, esperança frescor. Verde indica em Chi bom e saudável.

Azul - simboliza o verão, novo crescimento e esperança .

Preto - do lado positivo nos dá uma sensação de profundidade tanto nos sentimentos, quanto na perspectiva. No negativo indica falta de esperança e faz com que nos sintamos fracos e deprimidos.

Cinza - é como um melancólico dia nublado. Pode dar uma conotação de frustração e falta de esperança.

Marrom - nos dá a sensação de peso.
Está cor pode ser usada para criar estabilidade, simboliza profundidade e raízes.

Caramelo - representa o novo, um começo de sucesso. Nasceu novas possibilidades

Laranja - é a mistura do vermelho e amarelo, é uma cor muito favorável e com características das duas cores: felicidade e poder.

Rosa - representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance.

Imagine-se sempre feliz, está é a regra mais importante, saiba manter a calma, controle os impulsos negativos e emita bons pensamentos, ou seja, a magia da boa intenção é que amplia os resultados. Assim, você será a melhor fonte de energias da sua casa.

Algumas dicas para você trabalhar melhor o seu Feng-Shui.

- Se você não puder ter um jardim, traga a natureza para dentro da sua casa. Animais e plantas trazem um bom Chi, devem ter atenções especiais para que estejam sempre saudáveis.

- Usar acessórios (molduras, espelhos) em forma de Ba-guá; comer ou beber em pratos e copos octogonais trazem benefícios do bom Chi.

- Em águas estagnadas é bom usar plantas aquáticas que vão transformar o mau Chi.

- A cabeceira da cama deve estar de preferência voltada para o norte. É bom lembrar que nunca deve estar com os pés para a porta.

- Usar insufilm na tampa do fogão na cozinha, que simboliza abundância e prosperidade.

- Sinos na porta de entrada são muito favoráveis, irão fortalecer o Chi da entrada evitar que energias negativas entre em seus ambientes.

- Cristais de quartzo limpam e recarregam a energia dos espaços.

- Paisagens campestres ou marinhas trazem uma sensação de profundidade. É uma boa sugestão para se colocar em frente à uma mesa de trabalho que está voltada para uma parede ou divisória.

- Pinturas, quadros com temas de violência, dor ou desespero devem ser evitados.

- Quadros com pôr do sol representam energia em decréscimo, enquanto que o nascer do sol será muito benéfico (levanta o astral).

- Na área da prosperidade, usar formas de água, pois é o símbolo da abundância. Usar também flores vermelhas, bambus e trepadeiras (planta com crescimento vertical e rápido).

- Se você quiser melhorar as finanças, plantar flores vermelhas ou arbustos na área da abundância e prosperidade.

Não perca nossas próximas matérias, estaremos cada vez mais mostrnado a você como melhorar o espaço a sua volta, trazendo mais felicidade e conforto para seu dia a dia...


 

Organização do Espaço

 

Antes de adentrarmos no mundo do Feng-Shui propriamente dito queremos que você tenha uma noção de espaço.

O mundo é dos sentidos. Tudo é vida e toda existência possui sentimento.

Conceito de tempo/espaço é o significado da vida. Criar espaços é arranjar diferentes modalidades de energia.

É o que fazemos quando escolhemos os móveis, as cores, as formas, materiais e texturas para decorarmos ou simplesmente arrumarmos as nossas casas e locais onde trabalhamos.

A harmonização dos elementos forma o conceito de beleza.

Tudo esta ligado ao sentimento. Cada móvel ou objeto é uma comunicação de sensações. Não existe diferença entre objeto e objetivo, o que determina os sentimentos que temos pelos objetos são os valores que conscientemente damos à eles.

Por exemplo deixar à nossa vista uma foto que imortalize um momento muito importante ou agradável de nossas vidas (nascimento, casamento, viagens).

O Design de Deus é a criação da natureza, do que existe por si, como a energia do Sol, a água, o vento, o vazio.

O design do homem é a criação da civilização, criado de acordo com suas próprias idéias. Assim, a criação do Homem deve estar em harmonia com a do Design Divino. É o que devemos fazer quando projetamos ou decoramos os ambientes onde vivemos, devemos procurar interagir com a natureza.

Isso é muito fácil quando os espaços que habitamos se encontram no campo ou em locais à beira mar, mas quando estamos longe desses paraísos terrestres, vivendo nas grandes cidades, precisamos encontrar formas de continuar conectados à natureza mesmo que seja de uma forma simbólica e inconsciente. É ai que podemos usar e abusar da Filosofia do Feng Shui e da Energia do Chi para criarmos espaços harmoniosos e saudáveis.

Tudo é energia e está em constante mudança. O design deve propor a organização desse movimento, interligando diferentes elementos.

Quando falo em Design quero abranger: o projeto de uma casa, de um jardim, de um móvel, de um quadro, enfim tudo o que formos criar, sendo que as formas e os materiais devem ter uma interação para atingir e provocar um sentimento que se traduz de diversas formas: alegria, prazer, conforto, prosperidade, abundância, espiritualidade, etc...

Cada objeto ou móvel, casa ou apartamento, escritório ou loja nunca está sozinho ou livre; assim nossa missão ao fazermos qualquer nível de projeto é criá-los com conforto, beleza e energia; precisamos ter os sentidos nas pontas dos dedos.

É fundamental conectar e alinhar o homem à natureza e ao espaço que ele vive.

O que é Chi ???

Chi é como o sangue que circula nas nossas veias e nutre nossos corpos. É a palavra chinesa para energia. Vem do núcleo da terra e envolve todo o planeta.

Chi é a força vital que circula no nosso corpo, casa e escritório.

É seu Chi pessoal e ambiental que alimenta a sua habilidade para ter ótima saúde, harmonia, criatividade, prosperidade e amor. Por isso é muito importante termos conhecimento de como ele funciona e sabermos que tudo produz um certo tipo de energia e que o mundo inteiro tem campos eletromagnéticos com variações de lugar para lugar, tão significativos a ponto de influenciar a saúde e o comportamento das coisas vivas.

Quando estudamos como ele atua, podemos compreender a existência de energias naturais ou produzidas pelo homem e então observar as diferentes possibilidades para projetarmos nossos ambientes e como podemos transformar um mau Chi em um bom Chi.

Através do desenvolvimento da intuição, sentido nas pontas dos dedos, é que podemos realizar as modificações energéticas apropriadas.

Através das posições e disposições de salas, móveis e acessórios, podemos entrar em harmonia com as leis naturais das energias. Por exemplo um Chi suave gerado por um hall de entrada bonito, iluminado, decorado com móveis e peças bonitas e elegantes, cheiroso pelo perfume das flores colocadas em um vaso sobre uma mesa maravilhosa, vibra por toda a área que o circula trazendo um efeito positivo e vibrante para as pessoas que por ali transitam.

Lembre-se que a beleza alimenta a alma.

Sugestões para ativar o Chi:

- Pendurar recipientes com alimentos que atraiam pássaros;
- Plantar árvores que balancem com o vento;
- Uma fonte ou cascata.
- Tudo que faça o ar circular.

É importante fazer com que os caminhos que conduzam às nossas casas, tragam a energia suave do Chi, para protegê-la dos efeitos nocivos da rua. Eles devem seguir o exemplo da natureza levando o Chi em curvas suaves como às de um riacho. Para enriquecer os benefícios, os chineses aconselham a colocação de uma fonte para trazer abundância.

Vocês já repararam que em quase todos os restaurantes chineses encontramos um lago com carpas na entrada. E para ativar o Chi, trazer sorte, abundância e prosperidade ao negócio.

A entrada, se possível, deve ser espaçosa e convidativa. Seus familiares, convidados e clientes irão se sentir bem-vindos.

Evite colocar objetos diretamente em frente à porta de entrada, pois irão bloquear a entrada do Chi na boca da sua casa.

No Feng Shui, a porta principal por onde entramos é considerada a boca por onde entra toda a energia externa boa e má, que alimenta ou destroe o ambiente interno. É exatamente como no nosso corpo, é pela boca que entram todos os alimentos que vão nos nutrir.

Esse é o motivo pelo qual devemos dar muita atenção quando projetamos, construímos ou decoramos os jardins e os halls de entrada, eles são os cartões de visita dos nossos espaços.

Na próxima semana estaremos falando como utilizar o Feng Shui no seu dia a dia.
Até mais...

 

 

Este CD foi totalmente produzido, composto e orientado pelos princípios básicos do Feng Shui. Visando gerar paz interior e harmonização para o ouvinte, Temos 8 temas inspirados no Ba-Guá, o Grande Octógono, suas características e relações com o universo musical.


 

Viva melhor com Feng Shui

 

O que é

Feng Shui Feng Shui é uma antiga arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente, através dos cinco elementos da Astrologia chinesa e o equilíbrio do Yin e Yang. Essa harmonia é alcançada através da energia Ch'i , que é a força universal da vida. Quanto mais energia Ch'i existir em um ambiente, mais equilibrado e harmonioso ele vai ficar.

A filosofia virou moda por aqui e está sendo aplicada em escritórios, casas, objetos de decoração e, pasmem, até coleções de roupas. O Estrela Guia preparou um manualzinho simples e rápido pra você começar a entender o que é Feng Shui e começar a pôr em prática na sua vida.

 

 

 

História

Feng Shui Não se tem uma data precisa de quando exatamente o Feng Shui surgiu, mas estima-se que ele exista há, pelo menos, três mil anos.

O começo dessa filosofia se deu pelo estudo e avaliação geográfica da paisagem e o modo como ela influenciava a vida das pessoas que moravam nesse ambiente. Hoje conhecemos essa primeira forma de estudo como a Escola da Forma. Depois da invenção da bússola, o Feng Shui se tornou mais personalizado, e uma nova escola surgiu, a Escola da Bússola. Hoje, existem outras escolas, algumas até antagônicas e a polêmica se instaura entre os praticantes dessa arte.

 

 

Os Cinco Elementos

Feng Shui O Feng Shui utiliza os cinco elementos da Astrologia chinesa para alcançar seus propósitos de equilibrar os ambientes: a madeira, a água, o fogo, a terra e o metal. Eles representam as formas fundamentais do universo e são os cinco modos da energia Ch’i se manifestar.

Por isso, o Feng Shui se utiliza desses elementos para criar ambientes favoráveis para a energia Ch’i fluir e os especialistas recomendam que, para que se tenha um bom ambiente Feng Shui, todos os elementos sejam utilizados.

 

 

Shars

Feng Shui Assim como temos a energia Ch’i, que é a essência da vida e do equilíbrio, temos os Shars, que são, para os chineses, malignas setas envenenadas que se movem em linha reta e chegam à nossa casa. Causas comuns de Shars são casas que ficam no final de uma rua, com a rua acabando exatamente na porta de entrada. Telhados e quinas que apontam para a casa também criam Shars.


Uma solução é a utilização de espelhos, paredes ou plantas que possam quebrar a trajetória desses Shars

 

 

Cores

Feng Shui Os efeitos poderosos das crês são conhecidos há milhares de anos. Seres humanos primitivos utilizavam as cores para se proteger do mal e aumentar a sorte e a virilidade. Os antigos chineses usavam as cores como símbolos e para representar a estações. O verde simboliza a madeira, e representa a primavera. O vermelho simboliza o fogo e representa o verão. O amarelo e o laranja representam o sol lançando seus raios cálidos sobre a Terra, eles representam o fim do verão. O branco simboliza o metal, e representa também o outono. O azul simboliza a água e o inverno.

As cores exercem sobre nó efeitos positivos ou negativos. Faber Birren psicólogo especializado em cores, relata que pessoas normais tendem a apontar qualidades favoráveis nas diferentes cores, mas os neuróticos são mais propensos a notar o que é desfavorável.

Todos nos reagimos à cor, quer estejamos conscientes disso ou não. Imagine dormir num quarto vermelho sangue ou cozinhar uma refeição em uma cozinha preta como piche. As cores conferem um certo clima ao aposento. Algumas cores nos estimulam, outras nos irritam, enquanto outras nos aclamam. Fez-se uma experiência interessante há alguns anos, quando prisioneiros foram colocados e, ,celas pintadas de rosa. Essa cor exauriu a agressão dos internos, e eles se tornaram prisioneiros modelo. Como essa experiência mostra, a cor pode causar efeitos radicais, por isso, precisamos ter cuidado ao escolher e utilizar as cores.

No feng shui, as cores controlam a quantidade de luz e a refletem. A combinação de cor e luz deve proporcionar as melhores condições possíveis para se viver, é melhor escolher seu esquema de cores nos próprios aposentos, já que o tom das cores costuma mudar quando visto sob uma luz diferente. As luzes quentes, por exemplo, fazem com que as cores quentes fiquem ainda mais quentes, enquanto que com as luzes frias acontece o oposto.

Convém, naturalmente, que você tenha na sua casa as cores que se relacionam com o seu elemento e com o das pessoas que moram com você. No entanto, você também deve ter uma variedade de outras cores, simplesmente pelo fato de gostar delas. Cuidado, porém com as cores que se opõem uma às outras. Por exemplo, muito vermelho não seria uma boa escolha se você pertence ao elemento água, pois fogo e água não se harmonizam.

 
 
 
 

Yin & Yang

Feng Shui Tomem em consideração um ioiô. Esse brinquedo funciona utilizando-se dois extremos em uma relação equilibrada entre um e outro. Sem um dos extremos, um ioiô não pode funcionar. Ele precisa do "para cima" tanto quanto do "para baixo". Yin e Yang sempre precisam um do outro para equilibrar um jogo, o quarto de uma pessoa, ou a vida dela.

A filosofia virou moda por aqui e está sendo aplicada em escritórios, casas, objetos de decoração e, pasmem, até coleções de roupas. O Estrela Guia preparou um manualzinho simples e rápido pra você começar a entender o que é Feng Shui e começar a pôr em prática na sua vida. 
 

CH\'i

Feng Shui A entrada principal da casa é o principal ponto de entrada do Ch’i. Por isso, é importante que, antes de tudo, você preste atenção à essa área. Um belo jardim, um ambiente confortável, tudo isso ajuda a trazer o Ch’i para sua casa.

Para ele fluir por sua casa e fazer dela um lugar próspero e feliz, você precisa tomar cuidado com a disposição de seus moveis e tudo o que o feng shui recomenda para que sua casa se torne um lugar harmonioso. O principal no que se refere à energia Ch’i é evitar salas abarrotadas, com espaço entre os móveis para que as pessoas se movimentem livremente.
 
 
 
 

Ba-Guá

Feng Shui O Ba-guá na sua casa

Você pode aplicar o Ba-guá em sua casa inteira ou em apenas um cômodo. Antes de mais nada, alinhe a figura do Ba-guá com a parede em que fica a porta de entrada do quarto ou da casa em que você irá aplicá-lo. Veja como exemplo as figuras abaixo. Repare que em alguns casos, alguns lados são menores ou inexistentes. O feng shui recomenda como solução para os guás faltantes a colocação de espelhos, sinos ou cristais nas paredes que se aproximam desse locais.
 

A proteção energética de sua casa e o Feng Shui

A aplicação correta do Feng Shui em sua casa, já gera uma energia de proteção ao redor de seu ambiente. Contudo, mesmo não fazendo um laudo completo com um especialista, existem dicas básicas que podem ajudar a proteger sua residência e serem transmitidas a vocês.
 
É importante salientar que antes de querer proteger mais sua casa, é necessário organizá-la, se livrar de objetos quebrados, parados e não utilizados. Também é importante verificar vazamentos, vidros quebrados e áreas com mofo ou pintura descascada, pois todos estes elementos criam “buracos” vibracionais no lugar onde se mora. No fundo, é como querer colocar uma roupa bonita sem ter tomado banho.

Portanto, a limpeza e organização física da casa é uma das condições iniciais para se ter um local protegido energeticamente.
 
Uma das técnicas aliadas do Feng Shui é a Cristaloterapia.
 
Os cristais, em si, representarm o elemento TERRA. Então, para você ter pedras e cristais em quantidade dentro da sua residência, é fundamental consultar um especialista em Feng Shui, para saber quais e os locais mais adequados. Porém pequenas pedras, com aproximadamente 2 cm de diâmetro, podem ser colocadas em qualquer local da residência.
 
Falando especificamente de proteção energética, a pedra mais indicada é a Turmalina Negra, que tem a capacidade de absorver energias desequilibradas vindas do exterior. Coloque uma Turmalina Negra atrás da porta da residência e, quando for receber muitas visitas que você não conhece, coloque-as também nos locais de circulação. Você também pode utilizar a Turmalina Negra para proteção pessoal, carregando-a na bolsa ou no bolso da calça.

Mas é importante salientar que, antes de utilizar qualquer cristal, é muito importante fazer uma limpeza energética na pedra, para tirar as memórias anteriores que sempre existem nesses cristais.

A limpeza energética da Turmalina Negra é diferente das outras pedras: ela deve ser colocada na terra, como por exemplo dentro de um vaso de flores, ou enterrada em um copo com sal grosso e retirada 24 horas depois. Após retirá-la do sal ou da terra é preciso lavá-la e, depois disto, pegue a pedra na mão, visualizando e mentalizando a proteção que deseja ter em sua residência.
 
Algumas vezes, dependo do tipo de energia que a pessoa ou a casa recebem, a pedra pode se esfacelar. Isto é sinal de que ela transmutou alguma energia desequilibrada. Se a pedra se quebrar, devolva-a para a Natureza, colocando-a em um jardim ou em meio a árvores.
 
É importante ressaltar que pedras na cor preta não devem ser colocadas na área do coração, pois assim podem “fechar” demais a energia da pessoa que a está usando. Para explorar as qualidades da Turmalina Negra em acessórios, prefira utilizá-la como pulseira, tornozeleira ou anel.
 
Outra pedra muito utilizada para a proteção energética é a Ametista, a famosa pedra roxa, que tem a capacidade de transmutar a energia desequilibrada no ambiente. Ela também pode ser utilizada atrás da porta, junto com a Turmalina Negra, ou colocada em salas de estar, para evitar que o ambiente fique “carregado” e surjam discussões.

A limpeza da Ametista deve ser feita com sal grosso e água, deixando-a de molho por 24 horas e, após este período, lave-a com água e pegue a pedra na mão, visualizando a proteção e o que gostaria de transmutar ou mudar em sua residência, da mesma forma como com a Turmalina.
 
Estas sugestões também podem ser utilizadas em sua mesa de trabalho, mantendo a Ametista e a Turmalina Negra próximas a você. Assim, o seu ambiente de trabalho também tende a ficar mais tranquilo.
 
Mas é de suma importância fazer a limpeza energética das pedras pelo menos uma vez por mês, pois elas tendem a ficar cheias de energia e, se ficarem muito tempo sem serem limpas, elas podem devolver ao ambiente a energia desequilibrada que absorveram.

Viva melhor com Feng Shui

Mesmo não fazendo um laudo completo de Feng Shui com um especialista, existem dicas básicas que podem atrair mais qualidade para sua vida. Com pequenas alterações no ambiente é possível você se sentir muito melhor em sua residência.
 
Falando inicialmente da sala de estar, observe se existe algum sofá de costas para a porta de entrada. No caso de uma sala pequena, este sofá pode estar bloqueando a energia de entrada de sua residência, atraindo poucas visitas em sua casa. A “cura” disto, por assim dizer, é posicionar os sofás como um “U” aberto para a porta de entrada.
 
Outra observação que vale tanto para a sala quanto para os demais cômodos da residência, são as cores.

Para saber exatamente qual a cor mais indicada para cada área de sua residência, o ideal é fazer um estudo de Feng Shui específico, pois dependendo o tipo de energia existente em cada local, a cor pode tanto ativar energias favoráveis quanto desfavoráveis.

A cor amarela, dependendo da área, pode atrair tanto prosperidade quanto doença. As cores verde e azul, tanto podem atrair fama e romance quanto fofoca e confusão. A cor vermelha pode atrair tanto motivação quanto estagnação e atraso em projetos, pois talvez esteja ativando uma energia bastante desequilibrada.
 
Então, para não errar, prefira utilizar na pintura de toda a casa os tons pastéis tais como creme, bege ou palha. A melhor cor para a decoração das residências é o cinza claro, quase branco, que representa o elemento metal, que é o elemento mais forte de cura e proteção no Feng Shui.


 Também é importante observar os banheiros da casa, se ficarem com as portas abertas, também podem influenciar negativamente a residência. A energia dos banheiros é o que chamamos de energia “yin”, que é uma energia para dentro, introspectiva, além de, naturalmente, o banheiro possuir energia de eliminação.

Quando deixamos as portas abertas, a energia do banheiro se mistura com a energia da casa como um todo, que é uma energia “yang”, energia para fora, extrovertida, de criação. Isto poderá gerar certa desmotivação nas pessoas da residência.
 
Observe ainda os espelhos em sua residência. Evite espelhos rachados ou que tenham aparência de envelhecidos, que possuem pequenas “sujeirinhas” no vidro, por que ao se olhar no espelho, o cérebro da pessoa tende a fazer a ligação de que a aparência da pessoa tem algum problema, em virtude da imagem não estar limpa no vidro do espelho.
 
No quarto também é importante verificar se não há espelhos refletindo a cama, caso haja, se uma mínima réstia de luz entrar no dormitório, tende a se refletir no espelho e por conseguinte, vai atingir diretamente a pessoa, gerando um movimento, que tende a gerar sobressaltos em quem estiver dormindo. Se este for o caso, o ideal é tapar o espelho ao dormir, ou utilizar uma cortina blecaute, que não passe nada de luz externa.
 
Outro problema muito comum em dormitórios é a presença de muitos objetos elétricos próximos à cama, principalmente celular, computador, TV e rádio relógio. O excesso de eletricidade pode gerar sono agitado ou entre cortado.
 
Não é necessário, no caso da TV e computador, retirá-los do ambiente, pois muitas vezes isto é inviável, o principal é retirar os aparelhos da tomada ao dormir.
 
No caso de celular e rádio relógio, tem que afastá-los o máximo possível da cabeça da pessoa na cama: a distância mínima para estes aparelhos é de 1 metro. Pois, se a pessoa ficar muito próxima a estes aparelhos elétricos, é criado um campo eletromagnético que dificulta o sono e pode gerar dificuldades ao acordar ou estresse.
 
Para ativar o romance no dormitório, é importante  colocar imagens de casais ou de pares de elementos, para atrair energia de complementaridade para a residência. Mesmo pessoas casadas tendem a colocar apenas a foto de um dos cônjuges em destaque, e isto é contra-indicado, pois a pessoa que não está na foto se sentirá “oprimida” pela energia do parceiro, por assim dizer.
 
Às vezes pequenas mudanças em nossas residências podem surtir efeitos surpreendentes, ficamos hoje em dia tão envolvidos com a  correria diária que não paramos para observar que nossa casa pode estar nos afetando e nem sempre positivamente. Nosso olhar “vicia”, fica tão acostumado com o  ambiente que para de observar os detalhes. Tire um tempo do seu dia para olhar sua casa com olhos mais atentos.

 

Medicina do habitat

O lar é o castelo de um homem. O lugar que ele encontra abrigo, segurança, repouso. Onde recarrega as energias das batalhas diárias e de onde sai devidamente preparado para o mundo que o espera lá fora. No entanto, muitas vezes não é isso que acontece. A casa, podemos dizer, pode se transformar numa inimiga íntima, que rouba a energia e a saúde, justamente quando estamos entregues. Se noites maldormidas, alergias, gripes recorrentes, entre outros problemas de saúde, sejam comuns com você e sua família, atenção! Talvez o ambiente (e não vocês) esteja precisando de tratamento. Conheça a geobiologia, chamada de medicina do habitat, a ciência que cuida das patologias que sofre seu lar. 

Todos os seus sintomas podem ser sinais de que sua casa seja uma zona geopatógena. Você pode estar sendo contaminado por agentes químicos como tinta e verniz, proliferação de microorganismos em aparelhos de ar-condicionado, carpetes, banheiros e telhados e incidência de radiações eletromagnéticas geradas por computadores, celulares e telefones. A geobiologia age sobre todos esses inimigos da sua paz e saúde.

Essa é a ciência de interação entre a Terra (Geo) e a vida (Bio), que analisa a relação entre o planeta e os seres que a habitam. Também é conhecida como a Medicina do Habitat, porque estuda como os ambientes podem influenciar diretamente nossa saúde, melhorando-a ou deteriorando-a. "A Geobiologia estuda as relações do homem com seu meio, sendo este as condições atmosféricas, os aspectos geológicos (magnetismo terrestre, fraturas no solo, água em percolação, dentre outras), aspectos arquitetônicos e as radiações advindas da tecnologia contemporânea, como rádio TV, celular, microondas", explica Flavio Girol, engenheiro eletrônico e diretor do Instituto Terra de Radiestesia e Geobiologia.

Os estudos desta ciência ganharam força a partir da segunda década do século XX. Seus resultados fizeram com que fosse ensinada atualmente em universidades da Alemanha, Suíça, França e Espanha. No Brasil, a Geobiologia foi introduzida há mais de dez anos e ganhou espaço a partir de 2004. "Esta ciência começou a amadurecer no Brasil há pouco tempo, mas é muito respeitada e amplamente utilizada em países como Alemanha e Espanha, onde há associações reconhecidas e consultadas pelo governo para diagnóstico de prédios públicos", conta Aline Mendes, arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia.

O objetivo da Geobiologia é evitar que a casa fique doente e preparar os ambientes para guardarem a energia destinada à sua função. Sabia que a nossa saúde pode estar intimamente ligada ao lugar onde passamos muitas horas? A função do geobiólogo é detectar o desequilíbrio e promover mudanças para eliminá-lo, direcionar o fluxo energético para um propósito específico. "A vida é muito frágil. Qualquer alteração entre os pólos energéticos cria desarmonias e doenças nos seres vivos", constata Flavio.

Quer dicas? Vamos a elas! Ao construir uma casa, por exemplo, o profissional fica atento às falhas geológicas do solo. Os pontos geopatogênicos provêm de lençóis freáticos, veios de água, fraturas ou dobras do subsolo e de grande quantidade de determinados minerais. Veios de água, por exemplo, podem causar danos à saúde de quem fica muito tempo naquele lugar. Interessante, não?

Um dos exemplos mais comuns da utilização da geobiologia como medicina do habitat é justamente a escolha do terreno. "Optar por um terreno saudável e adequar a planta às eventuais anomalias telúricas e geobiológicas ajudam bastante. No mais, é necessário identificar eventuais patologias (principalmente câncer) e associá-las às condições telúricas e implementar projetos propositivos que criem harmonia no lar, gerando prosperidade e saúde, identificando e aproveitando as radiações benéficas e potencializando-as", esclarece o engenheiro.
 

Diagnosticando e tratando

 

 

 

 

De acordo com o engenheiro eletrônico e diretor do Instituto Terra de Radiestesia e Geobiologia, Flavio Girol, o estudo deverá ser praticado por peritos. "As simplificações, além de não solucionarem os eventuais problemas advindos de anomalias geológicas, podem acabar agravando ainda mais a situação", alerta. Então, se você quiser que uma pesquisa geobiológica seja feita, apele para os especialistas. Algumas perguntas fazem parte da investigação da geobiologia:

 

- Como identificar e corrigir as radiações nocivas em minha casa?

- Como melhorar a energia dos ambientes em que vivo?

- Qual o melhor terreno para construir minha nova casa ou o meu negócio?

- Por que eu não consigo ficar muito tempo em alguns ambientes de minha casa?

- Por que minha empresa parou de vender quando mudou para nova sede?

- Por que os empregados de um determinado setor de minha empresa não estão rendendo bem ou tem apresentado problemas de saúde?

- Por que os animais de minha propriedade estão adoecendo quando os coloco em determinado lugar?

- De que forma eu posso me proteger de energias negativas como a inveja e mau-olhado?

 

Algumas soluções práticas são dadas pelos cientistas, de acordo com o problema apresentado. Flavio Girol listou algumas:

 

- Procure alinhar as paredes laterais no sentido Norte - Sul.

 

- Reduza ao máximo o uso de concreto, sendo que as ferragens devem ser aterradas com hastes de, no mínimo, um metro de comprimento de ferro galvanizado.

 

- Não deixe vigas aparentes, pois comprimem a energia do ambiente.

 

- Use telhas de barro sem esmalte ou verniz.

 

- Evite ao máximo a terraplanagem, aproveite o relevo.

 

- Caso seja necessário fazer uma elevação do piso térreo, use uma camada de calcário de aproximadamente 20 centímetros ou mais. Este procedimento inibe qualquer tipo de eventual emanação.

 

- Porões e garagens devem ter uma ventilação adequada a fim de evitar a ionização, tão propícia à proliferação de microorganismos patogênicos.

 

- Procure obedecer em pelo menos duas dimensões as relações do seguimento áurico proposto por Pitágoras que é de 1 x 1,6.

 

- Atenção às tintas e revestimento, dê preferência para as tintas acrílicas com base de água. Evite o carpete e superfícies envernizadas, pois com o tempo dá-se a emissão de gases tóxicos, provocando o aparecimento de problemas respiratórios. Reforce o uso de elementos naturais, tais como o algodão, o sisal, o granito e o mármore, dentre outros.

 

- Flores e plantas ornamentais são sempre bem-vindas.

 

- No sistema hidráulico, use caixa d'água em fibra de vidro, não use as de fibrocimento. Opte, se possível, por encanamentos em ferro galvanizado, com o devido aterramento.

 

- Não permita que os canos de entrada e saída d'água e/ou esgoto circulem por debaixo das dependências. Procure direcioná-los nas paredes opostas às áreas de maior permanência (cama, local de estudo e repouso).

 

- Na parte elétrica, procure fazer todas as instalações embutidas. Quanto à fiação, faça com que corra rente ao piso e a parede. Use tubulações de ferro com o neutro aterrado, separe os circuitos por dependência e, se possível, por utilização, ou seja, tomadas especiais (chuveiros, torneiras elétricas, ar-condicionado), tomadas de uso geral e iluminação, obedecendo também à proposta de mantê-la oposta às áreas de maior permanência. As tomadas deve ser tripolares para que os aparelhos possam receber o aterramento. As lâmpadas incandescentes e dicróicas são as mais adequadas.

 

- O aterramento deve ser com hastes de cobre de, no mínimo, um metro, cravadas ao longo da edificação e, se possível, devem acompanhar o alinhamento Norte - Sul.

 

- Cultive bons pensamentos e bem querer, isso atrai saúde e prosperidade.

 

 

 

Cuide da sua casa

 

A instalação elétrica também pode ter o impacto eletromagnético diminuído. As ondas eletromagnéticas são as energias emitidas pelas subestações de linhas de força, por linhas de transmissão e recepção, antenas parabólicas, por repetidoras de celular, por antenas de rádio e TV, por eletrodomésticos, computadores e por muitos outros aparelhos hoje considerados indispensáveis.

 

Os aparelhos eletrônicos no quarto devem ser evitados. Mas se você insistir em tê-los, faça uso dos filtros, estabilizadores e no-breaks. "Se a luz está acesa significa que há passagem de corrente elétrica para o aparelho. Se há corrente elétrica, há campo eletromagnético artificial, prejudicial à saúde. Por isso, o ideal é tirar da tomada ou usar um filtro de linha que corte o abastecimento elétrico dos aparelhos que ficam no quarto de dormir", aconselha a especialista Aline Mendes.

 

 

“As fugas de eletricidade dos aparelhos aumentam o campo eletromagnético dentro da casa”

 

 

Fornos de microondas e celulares também são muito prejudiciais. Não acredita? Então preste atenção ao que diz a consultora. "O princípio do forno de microondas é aquecer através do aumento da movimentação dos átomos nas células. O celular usa as microondas e também gera um aumento de temperatura em determinadas partes do corpo, comprovado por pesquisas. A elevação de temperatura causa alterações celulares que podem levar ao câncer, normalmente no cérebro, por ser mais próximo da antena do aparelho, o ponto de maior radiação de microondas". Mas você não precisa deixar o aparelho de lado. "A solução paliativa é usar viva-voz e fones de ouvido. E não use o celular como despertador na mesa de cabeceira, prefira um relógio de bateria", observa.

 

Quem vive ou trabalha muito próximo das torres de alta tensão, ou de qualquer outra antena transmissora, está incluído na lista de receptores inocentes. "Isso pode muito prejudicial, dada a potência das antenas. A solução é a distância. E não deixe que instalem em seu prédio. Existem moradores que conseguem proibir na Justiça que o condomínio instale pelo princípio da precaução. Se existe risco de dano, você pode se prevenir até que se prove alguma coisa contra ou a favor", alerta Aline Mendes. A especialista aponta o caminho do bem-estar. "Quando for comprar ou alugar um novo imóvel, certifique-se de que não haja transformadores, destes que ficam nos postes, a menos de 80 metros do imóvel. E que não tenha subestações ou torres de alta-tensão a menos de 500 metros".

 

Outra dica é melhorar a ventilação onde há muito eletromagnetismo. Isso pode ser conseguido utilizando plantas como orquídeas e bromélias. Ou seja, trate de providenciar um belo arranjo para onde há computadores, aparelhos de som, TV. "As fugas de eletricidade dos aparelhos aumentam o campo eletromagnético dentro da casa", avisa a arquiteta.

 

A estrutura da casa é outro ponto que merece atenção. Deve ser elaborada de forma a tirar o melhor proveito da natureza: sons, temperatura, ventilação... Mas a geobiologia também pode interferir na escolha dos materiais para construção, priorizando os naturais. "Muitas dessas coisas já são levadas em consideração hoje, mas isso faz parte do nosso trabalho", conta Aline.

 

E quando a casa já está pronta? Há solução? A resposta é sim. "Tentamos, nesse caso, neutralizar o que encontramos de nocivo. Isso vai desde o posicionamento dos móveis até inclusão de material natural em diferentes partes do imóvel", diz a especialista. Quer exemplos? Uma simples camada de fibra natural (algodão, palha ou cortiça) pode neutralizar a influência das energias telúricas. A limpeza bem feita pode dar adeus à poeira da casa, que, segundo Aline Mendes, prejudica a qualidade do ar interno.

 

Os ambientes doentes são aqueles onde o fluxo energético está obstruído, estagnado ou poluído. Diante disso, as pessoas que freqüentam tal local acabam sendo contaminadas também. E como o corpo humano é capaz de reagir à presença de certas energias, muitas vezes desconhecidas, emitidas até mesmo pelo solo e subsolo, os efeitos são os mais diversos: depressão, dores de cabeça, distúrbios de sono, brigas e discussões, estagnação e dificuldade profissional, estresse e retenção de líquidos, só para citar alguns. Portanto, cuide-se.

 



 

Nada melhor do que chegar em casa, tirar os sapatos, relaxar... Afinal, não há lugar no mundo mais gostoso. O quê? O seu lar não anda tão doce assim? Se for comum noites mal dormidas, alergias, gripes recorrentes, entre outros problemas de saúde, talvez não seja você que esteja precisando de tratamento, mas, sim, o ambiente. E a geobiologia, chamada de medicina do habitat, pode te ajudar nisso.

 

Todos os seus sintomas podem ser sinais de que sua casa seja uma zona geopatógena. Não entendeu? Você pode estar sendo contaminado por agentes químicos como tinta e verniz, proliferação de microorganismos em aparelhos de ar-condicionado, carpetes, banheiros e telhados e incidência de radiações eletromagnéticas geradas por computadores, celulares e telefones. A geobiologia age sobre todos esses inimigos da sua paz e saúde.

 

Veja o que se pode fazer para mudar a energia da sua casa

 

Essa é a ciência de interação entre a Terra (Geo) e a vida (Bio), que analisa a relação entre o planeta e os seres que a habitam. Também é conhecida como a Medicina do Habitat, porque estuda como os ambientes podem influenciar diretamente nossa saúde, melhorando-a ou deteriorando-a. "A Geobiologia estuda as relações do homem com seu meio, sendo este as condições atmosféricas, os aspectos geológicos (magnetismo terrestre, fraturas no solo, água em percolação, dentre outras), aspectos arquitetônicos e as radiações advindas da tecnologia contemporânea, como rádio TV, celular, microondas", explica Flavio Girol, engenheiro eletrônico e diretor do Instituto Terra de Radiestesia e Geobiologia.

 

 

“A vida é muito frágil. Qualquer alteração entre os pólos energéticos cria desarmonias e doenças nos seres vivos”

 

 

Os estudos desta ciência ganharam força a partir da segunda década do século XX. Seus resultados fizeram com que fosse ensinada atualmente em universidades da Alemanha, Suíça, França e Espanha. No Brasil, a Geobiologia foi introduzida há mais de dez anos e ganhou espaço a partir de 2004. "Esta ciência começou a amadurecer no Brasil há pouco tempo, mas é muito respeitada e amplamente utilizada em países como Alemanha e Espanha, onde há associações reconhecidas e consultadas pelo governo para diagnóstico de prédios públicos", conta Aline Mendes, arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia.

 

O objetivo da Geobiologia é evitar que a casa fique doente e preparar os ambientes para guardarem a energia destinada à sua função. Sabia que a nossa saúde pode estar intimamente ligada ao lugar onde passamos muitas horas? A função do geobiólogo é detectar o desequilíbrio e promover mudanças para eliminá-lo, direcionar o fluxo energético para um propósito específico. "A vida é muito frágil. Qualquer alteração entre os pólos energéticos cria desarmonias e doenças nos seres vivos", constata Flavio.

 

Quer dicas? Vamos a elas! Ao construir uma casa, por exemplo, o profissional fica atento às falhas geológicas do solo. Os pontos geopatogênicos provêm de lençóis freáticos, veios de água, fraturas ou dobras do subsolo e de grande quantidade de determinados minerais. Veios de água, por exemplo, podem causar danos à saúde de quem fica muito tempo naquele lugar. Interessante, não?

 

Um dos exemplos mais comuns da utilização da geobiologia como medicina do habitat é justamente a escolha do terreno. "Optar por um terreno saudável e adequar a planta às eventuais anomalias telúricas e geobiológicas ajudam bastante. No mais, é necessário identificar eventuais patologias (principalmente câncer) e associá-las às condições telúricas e implementar projetos propositivos que criem harmonia no lar, gerando prosperidade e saúde, identificando e aproveitando as radiações benéficas e potencializando-as", esclarece o engenheiro